Quem desejar colaborar com a manutenção do Blog Poesia Translúcida, é muito simples: Pix 21987271121. Qualquer valor, o mínimo será muito bem vindo! Muito grata!

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Porque leio e compro livros

 


Sou apreciadora de uma ótima leitura,

Amo livros -

O seu perfume,

As suas nuances.

O poder que eles têm de nos transportar a diversos lugares.

Mas confesso que, nem sempre disponho de algum recurso para comprá-los.

Por isso, espalho aos quatro ventos o meu gosto pela leitura. Para quem sabe alguém se lembre de mim no momento de ser desfazer de algum. E esse truque sempre dá certo.

Quando ganho algum que não faz parte do gênero que aprecio, sempre encontro outro dono.

É sempre bom compartilhar conhecimento.

Adoro garimpar livros.

Tenho muitos deles em casa e, quando não sobra tempo, sempre acho algum para lê-lo em meio ao trabalho ou afazeres domésticos.

Esta semana adquiri um novo exemplar via internet. Quando tomei posse do número do pedido, comecei a sonhar com ele em minhas mãos. E imaginar o cheirinho de livro novo em minha pele.

O livro em questão mistura o sabor da leitura com a magia da música... Trilhas sonoras bailam em minha mente como se fossem crianças a brincar de cantigas de roda.

A leitura me remete a sensação da infância... Do primeiro livro recebido como presente.

Depois como ordem natural da vida veio à adolescência, o descobrimento do mundo do rock n‘ roll na cena nacional em plena década de 80.

Aquilo sim que era rock de atitude... Do desejo da revolução na veia, mostrando-nos depois do período da ditadura militar que as coisas poderiam ser bem diferentes no Brasil.

Sinceramente... Algumas mudanças aconteceram.

Mas a diferença entre as classes sociais ainda existem: Poucos com muito e muitos com pouco ou quase nada!

A censura caiu por terra.

Em compensação ouvimos cada besteira musical.

A censura poderia existir em tempos atuais, de uma maneira diferente a favor da boa música e contra a poluição sonora que muitos (a maioria) acreditam ser música.

Engraçado!

Comecei este texto falando da minha paixão pelos livros e acabei enveredando por outra paixão: A música.

Isto é justificativo!

Pois a minha última aquisição, o seu autor é musicista! Embora diga que está em fase de aprendizado.

NAS ENTRELINHAS DO HORIZONTE, vem nos mostrar a enorme sensibilidade desse eterno aprendiz.

Humberto Gessinger nos ensina depois de décadas de estrada que, a humildade em se conhecer e a sensibilidade de sua alma, encontra-se em crescente evolução.

Por mais que saibamos que possuímos a capacidade em executar algo, podemos expandir o nosso conhecimento para poder enxergar o que está alem do nosso olhar.

Não estou aqui fazendo este relato como uma simples fã de seu trabalho musical, mas sim como uma eterna admiradora de seu precioso talento.

Quando alguém me pergunta:

- Por que você compra livros?

- Por que você lê tanto?

Não existe nenhuma diferença entre o livro comprado ou o livro presenteado. Os dois têm o mesmo valor sentimental... Igual emoção.

Leio livros para adquirir conhecimentos.

Leio livros para alimentar a alma.

Como seria bom se todos tivessem o mesmo hábito da leitura. Acredito que o mundo seria muito melhor para se habitar.

Se eu tivesse que escolher entre comprar um livro ou uma sandália da moda... É óbvio que optaria pela primeira. E assim já o fiz.

Não sou chegada a luxos.

A minha vida é simples e pacata.

Além de cuidar dos filhos... Trabalho fora... Também cuido dos gatos... Da casa...

E ainda me estresso com esta rotina louca!

Mas um dos momentos em que mais aprecio, é quando estou assim...  Sentada sobre a almofada no chão do quarto, apoiada na cama escrevendo ou sentada sobre a cama lendo.

Existiu um tempo... Das vacas gordas, onde pude adquirir um computador. Que anos mais tarde veio dar alguns tremelique e alguns consertos depois... Deu pau de vez.

Já li alguns livros em ebooks, mas o que mais me fascina é tê-los fisicamente em minhas mãos... Tocá-los... Acariciá-lo como se fossem realmente pessoas... Causa-me um frisson... O êxtase!

Não há nada no mundo que ter essa sensação... Essa miscelânea que alimenta a alma.

Todo ser humano deveria provar... Sentir em seu tato... Olfato... Paladar... Visão... Audição... O prazer visceral que uma boa leitura nos trás.

São por essas e outras questões que, não somente devoro livros e mais livros, como também os imprimo com a minha própria mão o da minha vida. E este está aqui presente em seu décimo volume.

Um país é somente construído no alicerce da cultura.

Com isso, podemos fortalecer as bases da educação.

Se somos país...

Se somos nação...

É necessário obtermos educação.

E esta deve se iniciar com o amor e a dedicação a leitura.

Até os meus olhos ficarem cansados...

Continuarei desfrutando deste delicioso prazer!

Por isso, continuarei lendo...

Sempre!


Nenhum comentário:

Postar um comentário